Doenças da Hipófise

Responsável pela atividade de outras glândulas do corpo, a hipófise é de grande importância para o organismo.

As doenças mais comuns relacionadas à hipófise são oriundas de tumores. No entanto, esses tumores quase sempre são benignos.

Algumas das doenças da hipófise:

Prolactinoma é um tumor benigno que pode surgir na hipófise. Atinge mulheres e homens (em menor proporção), induzindo a uma secreção da prolactina que é o hormônio responsável pela produção do leite. Os principais sintomas desse tumor são a secreção de leite pelos mamilos (galactorréia), distúrbios na menstruação e impotência sexual no homem.

A acromegalia é causada, na grande maioria dos casos, por um tumor que secreta o hormônio do crescimento. A acromegalia geralmente é percebida muito tardiamente. O diagnóstico demora até cerca de dez anos, já que a população quase nunca é suficientemente informada para perceber os sintomas. A acromegalia faz com que as extremidades do adulto cresçam desproporcionalmente, levando ao crescimento dos pés (com mudança do número do calçado) e mãos. Outras manifestações da doença são alteração nas feições, diabetes, hipertensão, nódulos na tireoide e problemas no coração. Em crianças e adolescentes, o excesso do hormônio do crescimento causa gigantismo.

A Doença de Cushing é determinada quando a hipófise secreta ACTH, que causa o excesso de cortisol. Ela causa obesidade, hipertensão, diabetes e fraqueza muscular.

Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia