Áreas de Atuação

Osteoporose e Doenças Osteometabólicas

Uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens com mais de 50 anos sofrerá uma fratura devido à osteoporose. Osteoporose é uma doença silenciosa, ou seja, raramente apresenta sintomas antes que aconteça sua consequência mais grave - uma fratura óssea.

Quem tem maior risco de desenvolver osteoporose?

Além do gênero feminino, entre os principais fatores de risco para osteoporose estão a idade e o histórico familiar. Também são fatores que contribuem para o aumento da possibilidade de ter uma fratura osteoporótica:

- Deficiência de vitamina D e cálcio
- Tabagismo
- Sedentarismo
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas
- Má ingestão de nutrientes em geral
- Imobilização e repouso prolongados
- Pessoas de pele branca, baixas e magras
- Medicamentos como corticóides e drogas contra epilepsia
- Algumas doenças reumatológicas (como artrite reumatóide), endócrinas (como diabetes, hipertireoidismo e hiperparatireoidismo) e hepáticas

Como prevenir a osteoporose

A prevenção da osteoporose começa na infância, quando uma dieta saudável para os ossos e exercícios físicos ajudam as crianças a atingir o maior pico de massa óssea possível. Quanto mais massa óssea tiver quando chegar à idade adulta, menor será a probabilidade de ter ossos frágeis na idade avançada.

Na fase adulta, mudanças simples na sua dieta, fazer exercícios físicos regularmente e largar os maus hábitos de vida ajudarão a prevenir a osteoporose e beneficiarão seu bem-estar geral.

Procure ter uma dieta que inclua cálcio e proteínas, dois nutrientes essenciais para a saúde óssea. Para indivíduos saudáveis, a ingestão diária recomendada de cálcio pode ser alcançada por meio de uma dieta que contenha alimentos ricos em cálcio em quantidade suficiente. O leite e seus derivados (queijo e iogurte) são ricos em cálcio, que pode ser facilmente absorvido. Eles têm a vantagem adicional de serem boas fontes de fosfato e proteína de alta qualidade - que também beneficiam a saúde óssea. Outras fontes alimentares de cálcio incluem vegetais verdes escuros (ex: brócolis, couve), mariscos, nozes, amêndoas e tofu.

Obtenha vitamina D suficiente - produzida na pele após a exposição ao sol, um jovem adulto médio precisa de cerca de 15 minutos de exposição solar diária. Podemos aumentar a ingestão diária de vitamina D por meio de alguns alimentos como peixes oleosos (salmão), ovos, cogumelos e laticínios fortificados.

Mantenha um peso corporal saudável - ser muito magro (IMC abaixo de 19) é prejudicial à saúde óssea.

Mantenha-se ativo! Faça exercícios de sustentação de peso e fortalecimento muscular regularmente. Participe de atividades físicas que melhorem o equilíbrio, a postura, a coordenação e a força muscular. À medida que envelhecemos, perdemos massa óssea e muscular mais rapidamente, então o exercício se torna ainda mais importante.

Evite fumar e fazer uso de bebidas alcóolicas

Esteja ciente dos fatores de risco da osteoporose e obtenha um diagnóstico precoce e tratamento se necessário.

Deseja marcar uma consulta?

Clique no botão abaixo para fazer o pré-agendamento.

Pré-agendar Consulta