Síndrome dos Ovários Policísticos

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é endocrinopatia mais comum em mulheres em idade reprodutiva, sendo caracterizada pelo aumento da produção de hormônios androgênicos.

Sua apresentação clínica é heterogênea, sendo que para ser diagnosticada é necessária a presença de pelo menos dois dos três critérios combinados (e que sejam excluídos outros distúrbios de excesso androgênico):

a - Hiperandrogenismo clínico e/ou laboratorial;

b - Irregularidade menstrual / anovulação;

c - aumento volume ovariano / alteração na morfologia dos ovários com a presença de cistos.

Outros sintomas comumente vistos na síndrome são: aumento de peso, resistência insulínica e problemas com a fertilidade. A SOP representa também um importante fator de risco para obesidade, diabetes mellitus tipo 2, dislipidemia e, consequentemente, doença cardiovascular.

O tratamento da SOP deve ser individualizado levando-se em consideração o desejo da paciente em relação à fertilidade e o manejo das características da síndrome (hiperandrogenismo e distúrbios menstruais). São importantes a modificação do estilo de vida (dieta e exercícios físicos) e o combate aos distúrbios metabólicos, assim como a prevenção da hiperplasia e do carcinoma endometriais.

Dentre as opções medicamentosas, os anticoncepcionais orais têm sido muito utilizados e são seguros e eficazes em pacientes sem maiores comorbidades metabólicas. Por ser uma síndrome, com vários sintomas, o tratamento pode englobar diversos medicamentos como hipoglicemiantes (nos casos de resistência à insulina), antiandrogênicos, para tratamento de infertilidade, cosméticos e terapia locais contra acne e excesso de pêlos.